Blog

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, SP

Data da Fundação: 1993
Quantidade de membros: 4800
Denominação: Comunidades/ Ministério não denominacional
Nome do Pastor : Pr. Danilo e Pra. Mônica Figueira
Endereço: Rua Japura, 826, Ipiranga, Ribeirão Preto, São Paulo
Fone: (16 ) 3633-5957 / 3633-7347
Websitehttp://www.comcrist.org/
Pagina Facebook: https://www.facebook.com/pages/Comunidade-Crist%C3%A3-de-Ribeir%C3%A3o-Preto/204848166272314

Historia:

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto é fruto da fusão de duas igrejas, ocorrida em 1993. Na verdade, as origens dessa obra remontam a 1986, quando um grupo de jovens convertidos e oriundos do movimento carismático católico, não conseguindo mais casar as práticas do romanismo com os ensinos da Bíblia que estava descobrindo, buscou orientação e cobertura espiritual no Pr. Harry Scates, da Shalom – Comunidade Cristã, em Uberlândia.

Depois das primeiras visitas a Ribeirão Preto e de batizar os primeiros convertidos, o “irmão Ari” enviou como missionário para consolidar a nova igreja o Pr. Edimilson de Morais, sendo fundada assim a Comunidade El Shadai, em 1º de maio de 1986. Não muito tempo depois, um dos jovens do grupo original, César Dias, foi ordenado como pastor, tornando-se uma figura muito importante na história daquele rebanho.

Paralelamente a isto, em março de 1987, estava sendo enviado para Ribeirão Preto um jovem missionário com a tarefa de plantar outra igreja na cidade. Danilo Figueira, com apenas 21 anos, chegava de Belém do Pará e era recebido por apenas uma família, o suficiente para dar início à obra que, poucos meses depois, já contando com algumas dezenas de discípulos, era fundada oficialmente sob o nome de Igreja do Senhor Jesus Cristo, identidade que não trazia a conotação de exclusivismo, mas a idéia de ser uma referência puramente cristã, sem religiosidade e fardos denominacionais.

Estas duas igrejas cresceram paralelamente e sem contato, até que seus pastores começaram a orar juntos pela cidade, todas as semanas. Na época, o presbitério da Igreja do Senhor Jesus Cristo era formado por Danilo Figueira, Vitor Siqueira (in memorian) e Amarildo de Freitas, enquanto a Comunidade El Shadai era liderada por Edimilson de Morais e César Dias.

A comunhão na oração propiciou conhecimento e admiração mútua, depois confiança e, finalmente, esforços de evangelismo e impacto na cidade juntando os dois rebanhos. Não demorou, para que o Pr. Edimilson de Morais recebesse o chamado para assumir a Igreja do Senhor Jesus Cristo em Belém do Pará (hoje Comunidade Cristã de Belém), berço ministerial do Pr. Danilo Figueira.

A aliança desenvolvida entre os pastores, a semelhança de princípios e doutrinas e as atividades evangelísticas em cooperação geraram uma situação inusitada. Em 1992, a Comunidade El Shadai teve que entregar o prédio que alugava no centro da cidade e passou a ter que deslocar seu povo todos os domingos para uma chácara de sua propriedade, fora da zona urbana. Ao ver a dificuldade daquela situação, o Pr. Danilo propôs que ela começasse a se reunir aos sábados no templo da Igreja do Senhor Jesus Cristo, que era um prédio próprio situado à Av. Dom Pedro I. Assim, usando o mesmo local, estava uma congregação aos sábados e outra aos domingos…

A inevitável mistura desses rebanhos aconteceu sem nenhum esforço ou programação de seus líderes, até que chegou um tempo em que os dois presbitérios concluíram não fazer mais sentido serem duas igrejas: tinham a mesma fé, plena comunhão, confiança mútua e estavam no mesmo endereço. Por que não ser uma só comunidade?

Quando a possibilidade foi levada ao povo, houve uma euforia e aprovação imediata, o que desencadeou um processo de “noivado”, ou seja, de preparação para a fusão, fato que ocorreu no ano seguinte, 1993, com a nova organização assumindo o nome de Comunidade Cristã de Ribeirão Preto.

De lá para cá, uma rica história tem sido desenvolvida debaixo da graça de Deus. Além de forte ênfase missionária, com obreiros sendo enviados e plantando novas comunidades pelo Brasil e exterior (o próprio Pr. César Dias, um dos pais do rebanho, foi chamado com sua família para a Espanha), a obra local tem crescido fortemente e passou por uma verdadeira revolução a partir do ano 2000, com a adoção da visão celular e do modelo de discipulado pelos grupos de doze.

A nova visão estratégica exigia que um casal assumisse a primazia no governo da igreja, papel que coube aos Prs. Danilo e Mônica Figueira por entendimento unânime dos demais pastores, que passaram a fazer parte da sua equipe de doze. No entanto, a direção do rebanho continua seguindo o modelo presbiterial onde um colegiado de pastores (presbíteros, para usar um termo mais neotestamentário) toma em conjunto as decisões, sob a coordenação de um presidente. De maneira simples, no discipulado pessoal, o Pr. Danilo Figueira é autoridade sobre cada um dos demais pastores. O mesmo ocorre no caso da Pra. Mônica em relação às pastoras. O Presbitério em conjunto, porém, é autoridade sobre os Prs. Danilo e Mônica, criando assim uma relação de interdependência e submissão mútua, sem espaço para absolutismos ministeriais.

A história da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto não tem como ser contada em palavras. Ela passa por gente especial que já se foi desta existência terrena (como os Prs. Vítor Siqueira, Edemir Marroco e André Klen Fernandes), se difunde através de outros que foram enviados para a obra missionária (como os Prs. Edimilson de Morais, Ricardo Meni, César Dias, José Otávio Alvarenga, Wilson Ragazzi, Arão Xavier, Amarildo de Freitas e outros que com suas famílias aceitaram o desafio de tocar novos lugares com o Evangelho), se torna imensurável na vida de milhares de discípulos que fazem a obra de Deus, entendendo que o ministério é tarefa de todo crente e se perderá no tempo, seguindo sonhos que estão ainda no futuro. Diante de tão grandiosa jornada, tudo se resume nas palavras dos apóstolo Paulo: “Porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele, eternamente. Amém” (Romanos 11:36).

 

Resolvendo as Pendências para Entrar na Promessa from Comunidade Cristã de Ribeirão on Vimeo.

Be Sociable, Share!

2012-07-15T14:53:10+00:000000001031201207

A %d blogueros les gusta esto: